terça-feira, 7 de abril de 2015

Alimentos amigos da Depressão



São vários os alimentos que podem ajudar o cérebro a produzir mais serotonina, sendo este um neurotransmissor responsável por estados de humor positivos.


Estes são alimentos amigos da pessoa com depressão, no entanto não substituem o acompanhamento psicoterapêutico, mas serão certamente um ótimo complemento capaz de produzir no cérebro, uma sensação de bem-estar.





Nozes - 5 a 6 por dia





Leite - 2 a 3 copos por dia




Melancia e Banana - Frutas extremamente ricas em triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina.
4 Peças de Fruta por Dia!





Laranja - Previne muitos dos sintomas que estão associados à depressão. Pode ser vista mais como uma fruta de prevenção 😁




Mel - é ótimo para estimular a produção de serotonina. 1 Colher (sopa) por dia é suficiente.




Ovos - Devido às suas propriedades vitamínicas do complexo B, eles colaboram com o bom humor. Um ovo por dia (desde que não seja frito).




Cereais integrais como o trigo e o arroz integral ajudam o organismo a absorver o triptofano que, por sua vez, estimula a produção de serotonina. É importante ter uma alimentação rica em carboidratos.






Estes são apenas alguns dos inúmeros alimentos que se podem incluir numa alimentação amiga do nosso cérebro!

A depressão bem ilustrada



Sob a forma de desenho animado, mas este video ilustra bastante bem aquilo que é a depressão, sendo esta uma patologia que, cada vez mais, atinge inúmeras pessoas em todo o mundo.

Carnes Magras e o Cérebro

Hoje é dia de carnes magras, mais propriamente da carne de peru. Sim, perú. E porquê? Como sabem, existem alimentos extremamente importantes para o nosso cérebro, que são responsáveis pela sua boa performance. A carne de peru é composta por um aminoácido que se designa por Triptofano e que atua no sono e na boa performance do cérebro, e por isso, vou-vos deixar com uma receita bastante simples e amiga do nosso cérebro.

Esta imagem é meramente ilustrativa


Bife de Perú com arroz


Ingredientes:


1 cebola


4 colheres (sopa) de manteiga


300g de arroz


6 dl de água


4 bifes de peru


1 DL de azeite


4 dentes de alho


1 DL de vinho branco


1 colher (sopa) de molho de soja


1/2 cubo de caldo de carne


Sal q.b


Preparação:
Pique a cebola e refogue-a na manteiga. Junte-lhe o arroz, tempere com sal e envolva. Verta a água e deixe cozer por 12 minutos .

Tempere o bifes com sal e frite-os no azeite. Retire-os da frigideira e junte os dentes de alho esmagados ao azeite. Deixe cozinhar um pouco e junte o vinho e o molho de soja, a restante manteiga e o cubo de carne.

Mexa bem e, se achar necessário, acrescente um pouco de água. Reduza o molho para metade, junte os bifes e deixe-os aquecer de ambos os lados. Sirva com arroz.

Bom apetite e alimente bem o seu cérebro 😁

RAFC