sábado, 11 de abril de 2015

O Cérebro e o Chocolate


Para além de estimular o fluxo sanguíneo do cérebro, o chocolate também apresenta uma relação direta com a inteligência, mais concretamente, com o seu quoficiente. Lembro-me que em véspera de exames, tantas eram as longas noites de estudo, em que sentia que precisava de algo que me saciasse, que me fizesse atingir o pico máximo de concentração. Desde batatas fritas, a bolachas e amendoins, só o chocolate é que tinha o poder de me saciar minimamente. O poder dos flavonoides (como é o caso do chocolate) estimula as funções cerebrais.

E por incrível que pareça, o chocolate também apresenta uma relação com o nosso quoficiente de inteligência. Uma pessoa com um nível de QI mais elevado, apresenta uma necessidade mais reduzida do consumo de chocolate do que uma pessoa com um nível de QI inferior, porque o gasto de energia da pessoa com um QI inferior, também é mais elevado, logo, a pessoa tem de compensar o cérebro com uma quantidade mais elevada de flavonoides. E é verdade, o nosso cérebro também gosta de chocolate



RAFC

Benefícios do Chocolate

Benefícios do Chocolate:


  • Anti inflamatório - os flavonoides presentes no chocolate, destroem os radicais livres responsáveis por algumas inflamações que causam diabetes, Alzheimer e problemas cardíacos;
  • Sensação bem estar - o chocolate também conduz neurotransmissores como a serotonina;
  • Antioxidante - Retarda o envelhecimento do nosso corpo;
  • Previne acidentes vasculares cerebrais - O cacau melhora a irrigação sanguínea do nosso cérebro;
  • Aumenta a resistência fisicia - o chocolate aumenta o fluxo sanguíneo melhorando a oxigenação dos nossos músculos;
  • Aumenta a sensação de saciedade;
  • Controla o colesterol total e ajuda a baixar os níveis do colesterol mau;
  • Melhora o raciocinio - Ajuda a estimular a memoria, a concentração e a atenção;



São inúmeros os benefícios para o consumo de chocolate, desde que seja consumido com alguma moderação. Dois quadradinhos de chocolate amargo ou meio amargo por dia (que são os que possuem mais percentagem de cacau) são os mais aconselhados.

Pela sua saúde....Derreta-se!



RAFC

O Café e o Lado Social

Para além das suas propriedades benéficas, o café é ótimo para fomentar as relações sociais, surgindo sempre como um pretexto para um convite, para um encontro, para uma saída, para um "olá, como estás". . .
Assim como o café é capaz de promover uma sensação de bem-estar no indivíduo, também as relações sociais são um dos melhores antídotos para a tristeza, sobretudo quando a vida se encontra de mó para baixo. Mas cuidado, porque o café ainda se consegue beber amargo, mas as relações sociais que causam amargura, já não devem ser bebidas da mesma forma. Devem ser questionadas. Devem ser pensadas. E repensadas...Devem valer a pena. Devem ser autênticas. Porque só assim poderão trazer um dos mesmos benefícios do café. O bem-estar psicológico. É caso para dizer, mais vale só com um café, do que mal acompanhado. Para mau-estar e amargura, já são suficientes as adversidades da vida com que o ser humano se depara, mas que não são fruto daquelas que foram as suas decisões, mas sim, fruto do próprio acaso, e essas são as únicas que o individuo não pode controlar. Já as outras situações, se o individuo as vive e as sente, é por opção, é porque talvez ainda não tenha chegado aquele momento em que ele próprio, irá repensar essa rotina carente de alguma doçura.








P.S. Café, relações sociais positivas e um sorriso....Porque não?!











RAFC